O 6 Encontro foi dirigido pela Professora Dra. Cristina Matos (DCS-CCHLA). Nele foi trabalhado, os elementos imprescindíveis referentes a condutas na academia ,ou seja, como se comportar na relação orientando e orientador, atenção a leitura do material preparando para os estudos, a questão do prazo e defesa para o TCC, tese e possíveis trabalhos.
A professora desconstruiu o termo "etiqueta", que normalmente é associado(a) a algo convencional, e apresentou suas respectivas significações. Etiqueta na significação tradicional é vista da seguinte forma:
Ps. todo material com lista de marcadores, logo abaixo em sequencia👇é pertencente a professora Cristina Matos.
Etiqueta
- e-ti-que-ta
- sf
- 1. Conjunto de normas de conduta, de tratamento e de protocolo adotado em corte real, em solenidades ou em festas em residencia de chefes de estado; cerimonial.
- 2. POR EX Conjunto de regras, normas e estilo observado em ocasiões geralmente formais: ''Seixas (...) ainda não gastara de todo seus hábitos de homem de sociedade para quem á vida é uma serie de etiquetas e cerimonias, regrada pelo uso'' (SEN).
- 3. Pedaço de papel, metal, pano ou outro material colado, pregado, afixado em objetos com a função de identificar, descrever e informar sobre eles; adesivo, letreiro, rótulo.
- 4. POR EX Peça de vestuário e/ou acessório fabricado ou comercializado por estilista reconhecidamente famoso; roupa de grife: Gasta todo o seu salário em roupas de etiqueta.
A segunda temática aplicada em sala, é como funciona "Um contrato de relações razoáveis" nele encontra-se presente o seguinte:
- Os limites da interação: formalidade X informalidade
- A sala de aula: horário de chegada/saída, como chegar, como sair, a participação e sua dinâmica.
- Os prazos
- A comunicação
- O texto
Terceira temática trata " Os limites da interação: formalidade X informalidade " logo:
- Professor(a) é um profissional como qualquer outro.
- Relação cordial, mas não informal. Proximidade é uma conquista, não uma obrigação.
- E-mail é a melhor forma de contato. Telefone, WhatsApp só se o professor(a)/orientador(a) expressamente fornecer. Use com moderação.
- Contatos de manhã cedo, no horário de almoço e a noite não são bem-vindos. Vale para o professor(a), vale para o/a orientadora(a).
E pra finalizar abordou a "sala de aula" nela contém posteriormente:
- Horário de chegada/saída.
- Como chegar: cumprimentos, cadeiras em atrito, portas ensurdecedoras, movimentação brusca, conversa de atualização.
- Como sair: lista de freqüência, quando eu quero sair a aula para, saída discreta.
- A participação e sua dinâmica: bem-vinda, deve esperar o fluxo das outras falas/exposições ( colegas, professor,convidado).
- Faltas e notas.
Ps. Segue logo abaixo todos os materiais aplicados em sala, só não contém o material de etiqueta acadêmica pertencente a Professora Cristina Mattos, que acabei por digitalizar logo acima enumerado com a lista de marcadores.
https://drive.google.com/drive/folders/1oXaAbtFMUjk1qgDinpmM8GFKisqQqVFU?usp=sharing
Para mais informações ou qualquer duvida temos os emails:
anabeatrizgs.tavares@gmail.com
edvaldolira17@hotmail.com
projetoescritaacademica2018@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário